É difícil explicar por que não consigo realizar certas coisas sob o efeito da montanha-russa da depressão. O comum é receber críticas como “como você perdeu essa oportunidade?!” ou conselhos motivacionais vazios do tipo “é só fazer força que você consegue”.
Não adianta explicar. A verdade é que a maioria das pessoas não sabe lidar com emoções — nem com as próprias, muito menos com as dos outros. O que elas querem é encerrar o assunto.
O problema é que a depressão é uma deficiência tão incapacitante quanto qualquer outra. Aprendi que ela é, na prática, uma deficiência da vontade.
É a Vontade que nos levanta pela manhã e nos mantém firmes. Essa deficiência ataca justamente o motor de arranque, a habilidade de se motivar. Tente se imaginar perdendo a capacidade de querer reagir. Se conseguir imaginar isso, entenderá do que estou falando.
Nós até nos levantamos às vezes. Tiramos forças de onde não temos, corremos e até voamos… até que um gatilho ou uma sobrecarga nos joga no chão novamente. Perdemos prazos, faltamos a compromissos.
E quando pedimos ajuda, dizem a um aleijado que basta ele correr uma maratona para tudo dar certo.